02/12/2009
Foi lançado, nesta quarta-feira (2), no Praia Mar Hotel, pelo secretário de Estado da Educação, César Pires, o programa Gestão Nota 10. O programa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o grupo Renosa. Participaram da solenidade a gerente de projetos Ayrton Senna, Sandra Ponzio, a coordenadora estadual do programa, Ana Paula Pires, as secretárias adjuntas de ensino, Graça Tajra, e de Coordenação das Unidades Regionais de Educação da Seduc, Sâmia Coelho Moreira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos Ramos, o deputado estadual, Penaldon Jorge, representando a Assembléia Legislativa, além de professores e gestores da rede estadual de ensino e sociedade civil.O programa, que será baseado na integração de três frentes - administrativa, financeira e pedagógica -, tem o objetivo de implantar um sistema de articulação entre o planejamento escolar, o acompanhamento e a avaliação da estrutura e do funcionamento das escolas.Durante cinco anos, o Gestão Nota 10 atenderá 614 unidades escolares nas 19 UREs do estado, abrangendo o equivalente a 194.468 alunos da rede estadual de ensino.
O secretário César Pires destacou o empenho do Governo do Estado na construção de uma nova conjuntura educacional do estado. "A governadora Roseana Sarney tem perseguido a educação qualitativa e, hoje, é o testemunho desta ação, quando se promove, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a qualificação de seus gestores e passa a estabelecer modelo de gestão pré-estabelecida", afirmou. Serão capacitados até o dia 12 de dezembro, 748 diretores e superintendentes escolares, coordenadores do Programa e gestores das Unidades Regionais de Educação (URE), dos polos de São Luís e de Imperatriz."É uma oportunidade que temos de oferecer ao Maranhão as ferramentas que do Instituto Ayrton Senna conseguiu até hoje. É uma ação que promove a ampliação do papel do diretor como articulador dos recursos humanos, a fim de desenvolver uma educação de qualidade", acrescentou a gerente de projetos Ayrton Senna, Sandra Ponzio.Superação
Segundo dados do Censo Escolar 2008, a taxa de reprovação nas escolas de ensino fundamental das zonas rurais e urbanas foi de 10,8%; o índice de abandono foi de 4,8% e; 26,6% dos alunos tiveram distorções de idade/série nesta etapa do ensino."Nós temos a certeza que com o trabalho delineador com o gestor da escola, nós podemos dar o pontapé na mudança desses indicadores", garantiu a coordenadora estadual do Gestão Nota 10, Ana Paula Pires.
Fonte: Ascom/Seduc
1 comentários:
Olá Edisiula, que legal ver você participando, interagindo, e compartilhando as informações em seu blog.
Ele é uma ferramenta riquíssima de apoio e suporte na disseminação das informações e construção de redes de conhecimento e interação.
Parabéns!!!
Divulgue o endereço do seu blog para professores, gestores e demais técnicos da URE.
Abraços!!!
Liana Santos
Multiplicadora NTE Imperatriz
Postar um comentário